21 agosto 2011

Recentemente lido...

"A minha noção objectiva é a de que não consegui alcançar nada de artisticamente relevante. Não digo isto para me lamentar. Estou apenas a descrever o que acho que é a verdade. Sinto que não contribuí verdadeiramente para o cinema. Quando comparado com alguns contemporâneos, como Scorcese, Coppola ou Spielberg, sinto que não influenciei ninguém, pelo menos, de forma significativa. Quer dizer, vários dos meus contemporâneos influenciaram jovens realizadores. O Stanley Kubrick é um excelente exemplo. Eu não sou nenhum tipo de influência. É por isso que me parece estranho que me tenha sido prestada tanta atenção ao longo dos anos. Nunca tive um grande público, nunca fiz muito dinheiro, nunca toquei em temas controversos, nem prestei a mínima atenção às modas. Os meus filmes não inspiraram o país a discutir assuntos sociais, políticos ou intelectuais. São filmes modestos, feitos com orçamentos modestos, que não geram grandes receitas nem fazem grandes ondas no mundo do espectáculo. Os jovens realizadores não andam a tentar imitar-me e a filmar os seus filmes da maneira como eu os filmo. Nunca tive técnica suficiente nem ideias suficientemente profundas para pôr alguém a pensar. Eu sou um tipo da Brooklyn-Broadway que sabe dizer umas piadas e que tem tido imensa sorte." Conversas com Woody Allen, por Eric Lax.
Apesar de estar a ser "objectivo", é indiscutível que está também, no mínimo, a ser modesto. Foi pioneiro do cinema em géneros como a comédia romântica e o pseudo-documentário e em múltiplas técnicas de filmagem e realização inovadoras, para além de ser um bom exemplo de cinema de autor, em que tudo, desde o casting, à escrita, à realização e à banda-sonora, tudo sai daquela cabeça que, de resto, tem pouco a ver com as personagens que interpreta nos seus filmes. Extremamente melancólico, inteligente, culto e criativo, foi um prazer ler estas conversas tidas ao longo de 36 anos com Eric Lax.

2 comentários:

recaredo disse...

... e q tal um falso-modesto e convencido q n reconhece seguidores à altura?! :p

recaredo disse...

... just kidding! estes n me custava nada ver!! ;)